Estofado de cerdo. Receta fácil y rápida

Ingredientes

Para 4 pessoas

  • 1 kg de carne suína em cubos
  • 500 ml de água
  • 200 ml de vinho tinto
  • 2 batatas
  • 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 100 g de molho de tomate
  • 50 g de ervilhas
  • 1 talo de aipo
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta

Ensopado de Porco - Receita Fácil e Rápida: Apresentação

Fazer um ensopado é uma arte, e se você é daqueles que gosta de finalizar o prato com um pedacinho de pão, sabe disso tão bem quanto eu. Não é difícil entender que você não vai conseguir o mesmo resultado cortando alguns legumes rapidamente, jogando-os numa panela e fervendo com o fogo na temperatura do coração de um vulcão, do que cortando-os com carinho para conseguir a espessura ideal de cada fatia, limpando bem a carne para eliminar os nervos e as camadas de tecidos gordurosos, tendo a paciência de deixar que cada ingrediente cozinhe na temperatura adequada para explorar ao máximo sua textura e sabor, e sabendo que a mistura final, uma vez que tamparmos a panela, se parecerá mais com uma fórmula alquímica do que com um simples prato de carne com legumes. A forma como a cebola carameliza e se funde com os açúcares do vinho, a carne solta seus sucos e a batata libera o amido, engrossando definitivamente o conjunto, é pura magia.

Se você realmente quer desfrutar de um prato de carne e tem o tempo necessário para fazê-lo como deve ser, convido você a vir comigo ao mundo do ensopado. Vão te agradecer pela vida toda.

Como Fazer Ensopado de Porco - Receita Fácil e Rápida

1. Comece picando a cebola bem fininha. Pense que você não vai passar o molho na peneira, então tente que fique o menor possível para que depois mal seja percebida.

2. Descasque e corte as cenouras em fatias. A ideia é que permaneçam dentro do molho, então não queremos que as rodelas se quebrem, por isso não devem ser muito finas.

3. Numa panela de pressão você vai selar a carne suína cortada em cubos em fogo alto. Adicione um fio de azeite, a carne e tempere com sal e pimenta.

4. Quando a carne estiver selada (não cozida), retire-a para um prato ou tigela, mas não descarte o azeite porque vamos usá-lo para fazer o refogado.

5. Incorpore à panela a cebola e a cenoura cortadas. Tempere e ponha para refogar em fogo médio. Quando estiver meio cozido, adicione os dois dentes de alho inteiros.

6. Quando a cebola começar a dourar, adicione o copo de vinho tinto. Deixe ferver alguns minutos para que o álcool evapore e incorpore o molho de tomate.

7. Com este fundo fervendo em fogo baixo, adicione a carne suína e o suco que terá soltado na tigela.

8. Incorpore o aipo cortado à mão, a folha de louro e a água e leve à fervura.

9. Tampamos a panela e, no modo panela de pressão (se sua panela tiver), mantenha fervendo 25 minutos em fogo médio desde que a válvula se levante.

10. Passado o tempo, deixe que o vapor saia e destampe a panela. É o momento de incorporar as batatas quebradas. Volte a fechar a panela e deixe que as batatas cozinhem durante 3 minutos desde que a válvula suba.

11. Volte a deixar que o vapor saia e destampe. Adicione as ervilhas (as minhas eram congeladas) e retire o aipo e a folha de louro. Deixe ferver em fogo médio durante outros 3 minutos.

12. Quando vir que a batata está no ponto, chegou o momento de retirar a panela do fogo e servir.

13. O ideal é que, uma vez servido numa travessa, deixe esfriar alguns minutos para que o molho ganhe sua consistência ideal e a batata e a carne tenham a textura e temperatura adequadas para o consumo.

Minhas Dicas para Realizar este Ensopado de Porco:

– As ervilhas que utilizei são congeladas, mas você pode usar naturais ou de lata (lavando-as bem antes de incorporar ao ensopado).

– Algumas receitas de ensopado indicam que a carne deve ser enfarinhada antes de selar. Neste caso não sou partidária, porque depois vai engrossar demais o molho e com selar bem a carne no fogo é suficiente para que não perca os sucos.

– Quanto mais tempo deixarmos a carne ensopando, mais macia ficará. É importante que mantenhamos o fogo médio/baixo se fizermos em panela tradicional. Embora eu esteja usando a panela de pressão, estou respeitando os tempos de cocção de cada ingrediente em cada fase do ensopado.

– Estes pratos ganham muito de um dia para o outro, o que não é conveniente é congelá-lo com a batata. Se for fazer isso, é conveniente que não incorpore a batata e a faça uma vez descongelado.

Related posts

Rollitos de Patata para Raclette

Tortitas de Avena

Tortitas de Patata y Calabacín